Sérgio Danese é aprovado no Senado para embaixada do Brasil na África do Sul

Sérgio França Danese será o novo embaixador do Brasil na África do Sul. A indicação de seu nome para exercer o cargo foi aprovada por 39 votos a 3, em votação no Plenário do Senado nesta terça-feira (22).

O diplomata nasceu em 1954, em São Paulo (SP). Graduou-se em letras modernas em 1976, pela Universidade de São Paulo (USP), e concluiu sua pós-graduação em 1979, em letras latinas, pela Universidade Nacional Autônoma do México. Sérgio Danese iniciou sua carreira diplomática em 1981 e ocupou o cargo de assessor especial da Presidência da República entre 1985 e 1987. No exterior, ele ocupou cargos nas embaixadas em Washington, Paris e Cidade do México.

Durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), Danese disse que a África do Sul é um país especial e destacado nas relações internacionais, com enorme potencial econômico. Problemas como a desigualdade econômica e a violência urbana, segundo o diplomata, aproximam África do Sul e Brasil. Ele ainda ressaltou a parceria estratégica entre os dois países.

— É um país com uma liderança imensa na África, com muitas riquezas e grandes desafios. Meu trabalho será o de aprofundar o enorme diálogo político, que já existe, e estreitar as relações comerciais e diplomáticas — declarou.

A África do Sul tem população estimada em 56 milhões de habitantes, com grande diversidade cultural, várias línguas e religiões.

Sérgio Danese vai acumular o cargo com as representações brasileiras no Reino do Lesoto e na República de Maurício. Lesoto é um pequeno país com pouco mais de 2 milhões de habitantes, totalmente rodeado pela África do Sul. Maurício é um país insular do oceano Índico, a cerca de 2 mil quilômetros da costa sudeste do continente africano. O país tem cerca de 1,4 milhão de habitantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/09/22/sergio-danese-e-aprovado-no-senado-para-embaixada-do-brasil-na-africa-do-sul
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *