Sérgio de Castro defende aperfeiçoamento da atuação das agências reguladoras

O senador Sérgio de Castro (PDT-ES) defendeu o aperfeiçoamento da atuação das agências reguladoras, de modo a dar a essas entidades maior autonomia funcional, transparência na gestão e eficiência na fiscalização dos diversos setores regulados.

Ele lembrou que um projeto, já aprovado pelo Senado, aguarda votação na Câmara dos Deputados e prevê maior autonomia às agências reguladoras, vinculando qualquer alteração relacionada a pessoal apenas ao Ministério do Planejamento.

Outro ponto sensível que a proposta enfrenta é o relacionado à escolha dos diretores das agências, disse o senador.

Sérgio de Castro explicou que, pela medida, os diretores passarão a ser indicados pelo presidente da República a partir de uma lista tríplice elaborada por meio de um processo seletivo simplificado que avaliará a capacidade técnica do indicado. Assim, o senador acredita que estará afastada qualquer escolha baseada em critério político.

– Saudamos também a estipulação de impedimentos legais e casos de conflito para essas nomeações, assim como foi recentemente dispostos pela lei das estatais. a necessidade de ficha limpa e a vedação para quem tem a participação direta ou indireta no setor regulado são alguns dos importantes exemplos que podemos ressaltar – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/03/05/sergio-de-castro-defende-aperfeicoamento-da-atuacao-das-agencias-reguladoras
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *