STF lança site comemorativo aos 30 anos da Constituição Cidadã

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou um site comemorativo aos 30 anos de promulgação da Constituição de 1988, celebrados nesta sexta-feira (5). O conteúdo pode ser acessado a partir da página do STF na internet (stf.jus.br) e traz depoimentos de ministros do Supremo, a história de todas as Constituições brasileiras desde 1824, documentário e galeria de imagens marcantes deste período, entre outros conteúdos.

Há também a relação dos principais direitos assegurados pela Constituição de 1988 e uma série de matérias especiais produzidas pela Secretaria de Comunicação Social do STF em parceria com a TV Justiça, a Rádio Justiça e o CNJ. Durante todo o mês de outubro, o site será alimentado com reportagens especiais, numa ação inédita integrada entre os canais participantes dessa iniciativa.

A Constituição da República Federativa do Brasil, conhecida também como Constituição Cidadã, é a sétima na história da nação. Ela determina deveres do Estado, regras para os Poderes da República e direitos e deveres dos cidadãos. As últimas três décadas representam o período de estabilidade democrática mais longo da história do país.

Redemocratização

Após 21 anos de ditadura, a redemocratização permitiu o restabelecimento da democracia e do Estado de Direito no País. O poder da nação voltou às mãos civis em março de 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves, falecido um mês depois. Mas o símbolo mais emblemático da redemocratização foi a nova Constituição Federal, aprovada em 1988. No ano seguinte, o presidente da República foi eleito diretamente pelo povo. Desde então, o voto direto se consolidou, com a realização de sete eleições presidenciais.

VP/EH
 

 

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=391895
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *