Treze governadores são eleitos no primeiro turno

Nas eleições deste domingo, 13 estados já escolheram o seu governador no primeiro turno. Dois senadores foram eleitos para governos estaduais: Ronaldo Caiado (DEM), eleito pela primeira vez governador de Goiás, com 59,73% dos votos válidos, e Gladson Cameli (PP), eleito pela primeira vez ao governo do Acre, com 53,69%.

Os outros 11 governadores que foram eleitos em primeiro turno são Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo (PT), no Ceará; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; Mauro Mendes (DEM), em Mato Grosso; João Azevêdo (PSB), na Paraíba; Ratinho Júnior (PSD), no Paraná; Paulo Câmara (PSB), em Pernambuco;  Wellington Dias (PT), no Piauí; e Mauro Carlesse (PHS), no Tocantins. A senadora Regina Souza (PT) será a nova vice-governadora do Piauí.

Em 2010, foram 18 governadores eleitos no primeiro turno. Em 2014, 13 estados também definiram o governo estadual sem necessidade de segundo turno.

Confira, na lista abaixo, os candidatos eleitos para o governo estadual neste domingo:

ACRE

Gladson Cameli (PP)

Vice-governador: Major Rocha (PSDB)

Natural de Cruzeiro do Sul (AC), tem 40 anos. Formado em EngenhariaCivil, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, é sobrinhodo ex-governador do Acre Orleir Cameli e foi duas vezes eleitodeputado federal em 2006 e 2010. Em 2014, ganhou a eleição para oSenado, com 58,3% dos votos válidos, assumindo o cargo com 36 anos deidade. A idade mínima para senador, segundo a Constituição, é 35 anos.

ALAGOAS

Renan Filho (MDB)

Vice-governador: Luciano Barbosa (MDB)

Nascido na cidade de Murici, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho(PMDB) é atual governador de Alagoas. Filho do senador RenanCalheiros (MDB-AL), Renan Filho tem 39 anos e foi prefeito de Muricientre 2004 e 2012. Em 2010, foi eleito deputado federal.

BAHIA

Rui Costa (PT)

Vice-governador: João Leão (PP)

Rui Costa, economista por formação, nasceu em Salvador, no dia 18de janeiro de 1963. Foi vereador na capital baiana em 2000 e 2004 efoi eleito deputado federal em 2010. É o atual governador da Bahia.

CEARÁ

Camilo (PT)

Vice-governadora: Izolda (PDT)

Atual governador do Ceará, Camilo Sobreira de Santana tem 50 anos eé natural de Crato, no Cariri cearense. Antes de comandar o estado,foi secretário de Desenvolvimento Agrário e secretário das Cidades. Em2010, elegeu-se deputado estadual.

GOIÁS

Ronaldo Caiado (DEM)

Vice-governador: Lincoln Tejota (Pros)

Ronaldo Ramos Caiado deixará o Senado para assumir o governo deGoiás. Natural de Anápolis (GO), Caiado foi eleito deputado federalpela primeira vez em 1991 e desde então teve cinco mandatos na Câmara.Assumiu o cargo de senador em 2015.

ESPÍRITO SANTO

Renato Casagrande (PSB)

Vice-governadora: Jacqueline Moraes (PSB)

José Renato Casagrande tem 57 anos, é natural de Castelo (ES) evolta assumir o governo do Espírito Santo, cargo que ocupou entre 2011e 2015. Foi secretário estadual de Agricultura e secretário municipalde Meio Ambiente (na cidade da Serra) e de Desenvolvimento Rural (emCastelo). Foi senador, deputado federal e deputado estadual.

MARANHÃO

Flávio Dino (PCdoB)

Vice-governador: Carlos Brandão (PRB)

Natural de São Luís, tem 50 anos. É formado emDireito pelaUniversidade Federal do Maranhão e é professor licenciado de direito constitucional. Atuou como Juiz federal por 12 anos. Foi presidente daAssociação dos Juízes Federais do Brasil e secretário-geral doConselho Nacional de Justiça. Também foi deputado federal e presidiu aEmbratur no governo Dilma Rousseff.

MATO GROSSO

Mauro Mendes (DEM)

Vice-governador: Otaviano Pivetta (PDT)

Mauro Mendes Ferreira, tem 54 anos, é casado e natural de Anápolis,Goiás. Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal deMato Grosso. Foi Presidente da Federação das Indústrias do Estado deMato Grosso e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias.Foi eleito em 2012 como prefeito de Cuiabá.

PARAÍBA

João Azevêdo (PSB)

Vice-governadora: Ligia Feliciano (PDT)

João Azevêdo Lins Filho tem 65 anos, é casado e natural de JoãoPessoa. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal daParaíba e pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico. É professorde Instituto Federal de Educação Tecnológica desde 1982. FoiSecretário da Infraestrutura do Município de João Pessoa de 2007 a2010 e Secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos,do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

PARANÁ

Ratinho Júnior (PSD)

Vice-governador: Darci Piana (PSD)

É filho do apresentador do SBT Carlos Massa, o Ratinho. O candidatonasceu há 37 anos em Jandaia do Sul (PR). Empresário, começou napolítica aos 21 anos, quando foi eleito, em 2002, deputado estadual.Em 2006, foi eleito deputado federal, reelegendo-se em 2010. Em 2012,disputou a prefeitura de Curitiba, mas perdeu no segundo turno. Foisecretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná na gestão Beto Richa e,em 2014, elegeu-se deputado estadual.

PERNAMBUCO

Paulo Câmara (PSB)

Vice-governador: Luciana Santos (PCdoB)

O atual governador de Pernambuco tem 46 anos e nasceu no Recife.Economista com mestrado em Gestão Pública, foi funcionário concursadodo Banco do Brasil. Também trabalhou no Tribunal de Contas do Estado,no Tribunal de Justiça de Pernambuco e Câmara de Vereadores do Recife.Durante o governo de Eduardo Campos, foi Secretário de Administração(2007-2010), de Turismo (2010) e da Fazenda (2011–2014).

PIAUÍ

Wellington Dias (PT)

Vice-governadora: Regina Sousa (PT)

Atual governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias énatural de Oeiras (PI) e tem 56 anos. É formado em Letras.Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, foi presidente dosindicato dos Bancários do Piauí. Em 1992, foi eleito vereador deTeresina e, em 1994, elegeu-se deputado estadual. Em 1998, chegou àCâmara Federal. Em 2000, tentou a prefeitura de Teresina, mas semsucesso. Nas eleições de 2002, candidatou-se e ganhou a corrida para ogoverno do estado. Reelegeu-se em 2006. Em 2010, elege-se para oSenado e, quatro anos mais tarde, em 2014, foi eleito para o seuterceiro mandato como governador do Piauí.

TOCANTINS

Mauro Carlesse (PHS)

Vice-governador: Wanderlei Barbosa (PHS)

Mauro Carlesse nasceu em Terra Boa (PR) e tem 58 anos. É o atualgovernador do Tocantins. Em 2014, elegeu-se deputado estadual,presidindo a assembleia legislativa do estado a partir de 2017. Em2018, com a cassação do então governador Marcelo Miranda, Carlesseassumiu o governo do estado interinamente, até a realização de novaseleições. Na eleição suplementar, venceu no segundo turno.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/10/07/treze-governadores-sao-eleitos-no-primeiro-turno
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *