Um terço dos senadores toma posse neste domingo

LOC: UM TERÇO DOS SENADORES TOMA POSSE NESTE DOMINGO NA NOVA LEGISLATURA, QUE VAI ATÉ 2019.

LOC: NO MESMO DIA, OS OITENTA E UM PARLAMENTARES VÃO ELEGER A NOVA MESA DIRETORA DO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: Segundo a Constituição, o mandato dos senadores é renovado a cada quatro anos para um período de oito anos. Nas eleições de outubro, 27 cadeiras no Senado foram disputadas. Caberá a José Maranhão, do PMDB da Paraíba, por ser o parlamentar mais idoso, convidar os novatos por ordem da criação dos estados que representam a assumirem a sua vaga declarando que prometem guardar a Constituição e as leis do País e desempenhar fiel e lealmente o mandato, além de sustentar a união e a independência do Brasil.Após esse juramento,o atual presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, declara todos empossados. Em outubro, pelo menos 5 senadores conseguiram a reeleição, sete perderam a disputa e 13 não quiseram concorrer. Dos novos parlamentares, 20 nunca tiveram mandato de senador. É o caso de Antonio Anastasia, do PSDB, ex-governador de Minas Gerais, que antecipou a expectativa para desempenhar o mandato de senador.

(Anastasia) Tenho uma formação de Planejamento e na área jurídica. Sou professor na Universidade Federal de Minas na faculdade de Direito. Mas quero atuar muito como falei durante a campanha no fortalecimento da Federação, dos estados e municípios e também na questão segurança pública. E verei onde serei mais útil.

REP: Logo depois da posse, caberá aos 81 parlamentares escolherem o presidente do Senado, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. O atual primeiro-vice, senador Jorge Viana, do PT do Acre, explicou que a eleição obedece à indicação para os cargos segundo o tamanho dos partidos. Na atual legislatura, o PMDB é o maior, com 19 senadores, seguido do PT, com 13. Ele avalia que apesar de o PMDB ter dois nomes: o de Renan Calheiros e de Luiz Henrique, de Santa Catarina, a disputa no Senado não será tão acirrada quanto na Câmara, onde quatro deputados brigam pelo comando da Casa.

(Jorge) No Senado, temos procurado respeitar o critério da proporcionalidade, a maior bancada indica.Na Câmara, temos um problema. O PT tem a maior bancada, mas naturalmente não indica o candidato. Mas o PMDB desta vez tem dois nomes, mas as demais composições da Mesa Diretora normalmente atendem a essa proporcionalidade.

REP: Também neste domingo, os partidos poderão comunicar à nova Mesa Diretora os nomes dos senadores que vão responder pelo cargo de líder das bancadas.

Fonte: http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=4&COD_AUDIO=631671
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *