Valadares diz que salário mínimo deve ter reajuste de 7% em 2013

LOC: O RELATOR DA LDO, SENADOR ANTÔNIO CARLOS VALADARES, DISSE QUE O SALÁRIO MÍNIMO DEVE TER UM REAJUSTE DE SETE POR CENTO NO ANO QUE VEM.

LOC: O NOVO VALOR SERÁ PAGO A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2013, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(Repórter) A Lei de Diretrizes Orçamentárias serve de parâmetro para a elaboração do Orçamento da União. O texto foi enviado ao Congresso Nacional pelo Ministério do Planejamento no dia 13 de abril e deve ser aprovado até o recesso de julho. Está na LDO que o crescimento da economia será de cinco e meio por cento no ano que vem. Para a inflação, a estimativa da equipe econômica, é de quatro e meio por cento por ano no período de 2013 a 2015. O relator da LDO, senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, acredita que o número mais importante da Lei de Diretrizes Orçamentárias é o percentual de reajuste do salário mínimo: sete vígula três por cento. O valor deve subir dos atuais 622 reais para 668 reais e 75 centavos a partir de janeiro do próximo ano, com pagamento em fevereiro. O senador Antônio Carlos Valadares lembra que no período em que governou o estado de Sergipe, entre 1987 e 1990, a briga era para que o salário mínimo chegasse a 100 dólares. Hoje, o valor já ultrapassa os 300 dólares.

(Antonio Carlos Valadares) É uma alegria muito grande, foi uma luta tremenda, porque o que se pensava na época é que a gente poderia chegar a 100 dólares, hoje chagamos ao topo daquilo que ansiávamos. Mas ainda não é o suficiente para resolver todos os problemas do trabalhador, daquele que só sobrevive com o salário mínimo.

(Repórter) O valor do salário mínimo ainda pode subir em relação à proposta do Ministério do Planejamento. O martelo só será batido quando o Congresso votar o Orçamento da União para 2013, em dezembro próximo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias também prevê que o governo irá economizar 156 bilhões de reais no ano que vem para pagar os juros da dívida.

Fonte: http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=4&COD_AUDIO=230400
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *